Descrição
Sinopse
Laura Gomes, ex-atriz de 85 anos, trabalhou com Dulcina de Morais e Bibi Ferreira e após sofrer episódio traumático, começou a desenvolver múltiplas personalidades. O diagnóstico oscila entre esquizofrenia e TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade). Em determinados momentos, ela consegue sair de seu estado catatônico para representar, de maneira compulsiva, personagens femininos clássicos da literatura dramática. A plateia é convidada a contribuir para seu tratamento e cura.
Serviço
Temporada: 25 de agosto a 06 de outubro de 2024
Local: Auditório do Instituto de Psiquiatria da UFRJ: Av. Venceslau Brás, 71 – Botafogo – Rio de Janeiro (ao lado do Pinel)
Estacionamento: Casa & Gourmet Shopping (quase em frente)
Telefone: 99352-7850
Dias e horários: sextas, sábados e domingo, às 19h
Ingressos somente no local: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)
Lotação: 120 lugares
Duração: 1h
Classificação etária: 16 anos
Instagram: @9.espetaculo
Ficha Técnica
Criação, Dramaturgia e Direção: Demetrio Nicolau
Dramaturgia e Atuação: Nara Keiserman
Participação especial: Felipe Rangel
Colaboração: Marcus Fritsch
Textos: Brecht, Molière, Shakespeare, Sófocles e outros
Figurino: Carlos Alberto Nunes
Costureira: Selma Loures
Fotografia: Renato Mangolin
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Parceria: Instituto de Psiquiatria da UFRJ e UNIRIO
Produção: Maravilha Criações & Produções Artísticas Ltda
Realização: Delicadas Criaturas
Assessoria de imprensa
Racca Comunicação
Rachel Almeida
| (21) 3579-1352 | (21) 99196-1489 | [email protected]
Outras informações
Será que as comunidades médica e teatral são capazes colaborar com o tratamento e a cura de Laura Gomes? Este é a pergunta e o convite feitos aos espectadores do espetáculo “9”, peça do coletivo Delicadas Criaturas, que estreia dia 24 de agosto, no Auditório do Instituto de Psiquiatria da UFRJ – IPUB, em Botafogo. Com direção de Demetrio Nicolau, a dramaturgia de Demetrio e Nara Keiserman acompanha a história de uma ex-atriz de 85 anos, que trabalhou com Dulcina de Morais e Bibi Ferreira e após sofrer episódio traumático, começa a desenvolver múltiplas personalidades. O diagnóstico oscila entre esquizofrenia e transtorno dissociativo de identidade. Em determinados momentos, ela consegue sair de seu estado catatônico para representar, de maneira compulsiva, personagens femininos clássicos da literatura dramática.
No monólogo, a atriz Nara Keiserman vive nove personagens com textos de Brecht, Molière, Shakespeare, Sófocles e outros. Esses textos contemplam as 9 rasa, que são as emoções despertadas pela fruição estética, segundo o Natyasastra, clássico indiano sobre performance. São elas, em tradução livre do sânscrito: sringara (amor, erotismo), raudra (raiva, irritação), karuna (tristeza, compaixão), bhayanaka (medo, terror), bibhatsa (repugnância, nojo), vira (coragem, virilidade), hasya (riso, cômico), adbhuta (maravilhamento, admiração), e santa (serenidade, paz).
“Notamos que há uma grande tendência e interesse por peças que falam sobre comportamentos desenvolvidos a partir de transtornos psíquicos, e ficamos com vontade de montar um espetáculo sobre o tema, justamente no Instituto de Psiquiatria. Aliado a isso, vamos trabalhar os elementos-chave do rasaboxes, método de treinamento para o ator criado pelo encenador norte-americano Richard Schechner, que passa por nove emoções diferentes. Na peça, há nove textos que expressam nove emoções distintas”, explica o diretor Demetrio Nicolau.
Na encenação, a ex-atriz Laura Gomes, vivida por Nara, será levada ao centro do palco, em cenário, luz e figurino minimalistas, onde suas diferentes identidades serão manifestadas. Essas personalidades nascem das personagens de peças teatrais de diferentes gêneros (tragédia, comédia, drama) que ela representou ou gostaria de ter representado na sua juventude, sendo alguns facilmente reconhecíveis – e o público será convidado a tentar identificar esses personagens.
“Quando Demetrio teve a ideia para a peça fiquei logo superanimada. Nove personagens, nove emoções, nove clássicos! Um desafio, uma alegria. Na criação dessas personagens, a voz veio antes. Decidida a voz, cada corpo foi se desenhando. Os desafios foram encontrar a sonoridade emocional especificidade de cada uma e, uma vez acertada, manter. Ir encontrando, a partir da voz, uma postura, os detalhes gestuais adequados. E manter. Mas o grande desafio é a disponibilidade, a entrega para vivenciar as nove emoções que se manifestam, se tornam concretas no meu corpo que soa, no meu corpo musical”, desenvolve Nara.
DELICADAS CRIATURAS
O espetáculo é o terceiro projeto do coletivo Delicadas Criaturas, fundado em 2021 pelo diretor Demetrio Nicolau, pelos atores eprofessores Nara Keiserman e Marcus Fritsch e pelo cenógrafo e figurinista Carlos Alberto Nunes. Como o nome indica, nasceu da vontade de insistir na delicadeza como marca necessária nas relações interpessoais. Há a busca por uma cena que toque em temas fundamentais, tratados de forma afetiva, manifestada nos gestos e nas vozes. Leva-se em conta que a possibilidade de tocar eemocionar o espectador requer uma espécie de suspensão, para que se possa escutarmais devagar, pensar mais devagar, de modo a cultivar a atenção e a delicadeza.