Descrição

Sinopse

O espetáculo leva aos palcos a relação afetuosa entre Elza e sua mãe Rosária, os desafios na criação de uma criança com poucos recursos financeiros, a importância do afeto entre as pessoas, a finitude da vida e, principalmente, a valorização da mulher negra em uma sociedade regida por homens brancos.

 

Serviço

Temporada: 16 de novembro a 08 de dezembro.

Local: Ecovilla Ri Happy -Rua Jardim Botânico, 1.008 – Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2018-0394

Dias e horários: sábado e domingo, às 16h. Apresentação extra: 20/11 (quarta-feira), às 16h

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada)

Duração: 50 minutos

Lotação: 350 pessoas

Classificação etária: Livre

A bilheteria funciona às sextas, das 13h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h. Não é preciso comprar a entrada do Parque, apenas o ingresso para a programação.

 

Ficha Técnica

Direção Geral: Diego Morais

Direção Musical e arranjos: Gabriel Quinto e Tony Lucchesi

Coreografias: Viviane Santos

Roteiro Original: Pedro Henrique Lopes

Elenco: Elizândra Souza, Anna Paula Black, Caio Nery, Elis Loureiro e Erick Villas

Stand-ins: Lara Leão, Fernanda Sabot e Paulo Freitas

Cenário: José Cohen e Clivia Cohen

Figurinos: Lucila Belcic e Clivia Cohen

Cenotécnico:André Salles

Iluminação: Lucio Bragança Junior

Operação de Som: Leonardo Carneiro

Assessoria de Imprensa: Racca Comunicação (Rachel Almeida)

Produção Executiva: Heder Braga

Direção de Produção e Realização: Entre Entretenimento

Assessoria de imprensa: Racca Comunicação (Rachel Almeida)

(21) 3579-1352 | (21) 99196-1489 | [email protected]

 

Outras Informações

Quando era criança e nunca havia saído da favela de Moça Bonita (hoje Vila Vintém), no Rio de Janeiro, Elza Soares acreditava que as luzes das casas, carros e tudo mais lá embaixo eram estrelas. A menina carioca via seu morro cercado de estrelas por todos os lados, e era doida para descer e conhecer os astros de pertinho. E, quem sabe, se tornar ela mesma uma estrela? A história, contada pela própria artista, inspirou e guia o musical “A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças”, que faz nova temporada, a partir de 16 de novembro, na EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico. O espetáculo foi indicado em duas categorias do Prêmio CBTIJ em 2022: Atriz em Papel Coadjuvante e Direção de Produção (Entre Entretenimento).

Este é o sétimo espetáculo do projeto Grandes Músicos para Pequenos, criado com o objetivo de apresentar os grandes nomes da MPB para as novas gerações, em espetáculos que reúnem toda a família. Depois de Luiz Gonzaga, Braguinha, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas e Elis Regina, chegou a vez de Elza Soares ganhar sua homenagem.

“Elza Soares está na nossa lista de homenageados desde o começo do projeto. É uma artista que admiramos muito não só pela importância musical, mas pela trajetória de vida, pelo que ela representa para a mulher preta e para o povo brasileiro” conta o diretor Diego Morais, idealizador do projeto ao lado de Pedro Henrique Lopes. “Foi uma mulher muito forte que, mesmo cheia de dores, nunca se vitimizou. Ela transformou todas essas dores em arte, em música, contando a história do povo brasileiro e acarinhando pessoas. Cantando o Brasil, a Elza abraçava o Brasil”, acrescenta.

“A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças” trazuma história ficcional que resgata algumas passagens da trajetória de Elza Soares. Em uma delas, a cantora é ridicularizada em um programa de calouros apresentado por Ary Barroso, mas dá a volta por cima ao falar da fome do povo pobre.Na trilha sonora, estão grandes clássicos da MPB imortalizados por Elza Soares, como “Meu Guri”, “A Carne”, “Se Acaso você Chegasse”, “Mas que nada”, “Lata D’Água”, “A Mulher do Fim do Mundo” e muitos outros, em arranjos pensados para as novas gerações.

“O projeto se inspira em alguns fatos da vida de Elza para, de forma poética e lúdica, encantar crianças de todas as idades. A vida da Elza é marcada por muitas dores, no entanto, construímos um universo infantil agradável, fazendo paralelos com a biografia dela, mostrando os percalços e as alegrias de sua vida através da música e do discurso empoderado”, conta o autor Pedro Henrique Lopes.

 

Grandes Músicos para Pequenos

Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças marcou a estreia do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, criado com o intuito de apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações. Depois,vieram O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças, que estreou em 2016 e foi premiado em três categorias pelo CBTIJ – Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Martina Blink), Direção de Produção (Entre Entretenimento) e Prêmio Especial pela qualidade do projeto (Diego Morais e Pedro Henrique Lopes), além de outras 12 indicações;Bituca – Milton Nascimento para crianças, de 2017, vencedor do Prêmio CBTIJ de Melhor Ator (Udylê Procópio) e de quatro estatuetas no Prêmio Botequim Cultural: Melhor espetáculo infanto-juvenil, Melhor Direção (Diego Morais), Melhor Roteiro (Pedro Henrique Lopes) e Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Carrocino), além de outras 11 indicações;Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças, de 2018, vencedor dos prêmios Brasil Musical 2018 de Melhor espetáculo Infantil, Musical Rio 2018 como Melhor Espetáculo Infantil, e Botequim Cultural de Melhor Direção Infanto Juvenil, além de outras 8 indicações; e Raulzito – Raul Seixas Para Crianças, de 2019, vencedor do Prêmio Musical Rio de Melhor Espetáculo Infantil. Pimentinha – Elis Regina para Crianças fez temporada virtual em 2021, e estreou presencialmente em 2022.“A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças”, de 2022,foi indicado em duas categorias do Prêmio CBTIJ Atriz em Papel Coadjuvante e Direção de Produção (Entre Entretenimento).

As setepeças juntas já foram vistas por mais de 200 mil espectadores.O objetivo do Grandes Músicos para Pequenos é apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações e promover o resgate da cultura brasileira através de espetáculos que envolvam toda a família em experiências inesquecíveis.

“A ideia é trazer o legado de uma cultura quase esquecida para as novas gerações, com um conteúdo atraente para as famílias”, descreve Pedro Henrique Lopes, autor das peças do projeto. “Queremos criar experiências de entretenimento inesquecíveis e marcantes, onde o espectador participe de forma ativa”, explica o diretor Diego Morais.

Mais sobre o espetáculo e o projeto em: www.grandesmusicosparapequenos.com.br

 

Entre Entretenimento

A Entre é uma empresa de produção cultural e inovação em entretenimento fundada pelo diretor Diego Morais e pelo ator e dramaturgo Pedro Henrique Lopes. O objetivo da dupla é valorizar a cultura do nosso país através da criação e da viabilização de projetos inéditos e de alta qualidade artística que dialoguem com a história e as manifestações culturais do Brasil. Emoção, cultura, educação, história e momentos de extrema diversão estão na pauta dos projetos da empresa, assim como a criação de soluções culturais memoráveis para marcas, companhias e consumidores através de: comprometimento artístico-cultural; inovações em marketing; soluções transmidiáticas e envolvimento social. Saiba mais em www.entreentretenimento.com.br.